" As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seu caminho."

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Aula de xadrez no laboratório de informática

Aula de Xadrez no Laboratório de Informática
Duração: 2 períodos de 55 minutos cada.
Público alvo: alunos do ensino fundamental.

Justificativas:
Estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como:
atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...
capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
• Estimular a auto – estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.

Objetivos:
• Desenvolver a organização metódica do estudo, a inteligência e a
criatividade;
• Desenvolver a atenção, a concentração, o julgamento, a imaginação, a
antecipação, a memória, a vontade de vencer, a paciência, a coragem e o espírito de decisão.

Desenvolvimento:
Aula teórica e prática, onde oaluno iniciará os estudos com as regras e noções elementares do jogo.
• Primeiro o aluno conhecerá as peças do xadrez e sua movimentação no jogo.
• No Laboratório de informática usará o programa do linux educacional,para aprender a jogar xadrez.
• Para aperfeiçoar e entender melhor as táticas de defesa e ataque, o aluno irá assistir alguns vídeos no youtube.
Site muito bom para visitação é o Casadoxadrez.com.
Lá encontrará as táticas de colocação e movimentação das peças em um jogo.
Sugestões de vídeos
http://youtu.be/qItlsDLfOoQ
http://youtu.be/P2DUUZhSZo8
http://youtu.be/7-CEA98E-DY
http://youtu.be/wnXsKDlF08M
http://youtu.be/7wQdN4dOvgA
http://youtu.be/ReItKUvCiog
http://youtu.be/85ai-wHuZD4
http://youtu.be/I50dYwaBMUM

AVALIAÇÃO:
Os resulados serão considerados satisfatórios se oferecer ao aluno condições de melhorar o seu desempenho nas demais disciplinas curriculares, servindo portanto como instrumento de suporte pedagógico às demais disciplinas.

Obs: Esta aula será ministrada pela professora de xadrez Ana Cláudia. A sugestão do site e vídeos com aulas de xadrez são da professora Angela Marin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário