PROJETO XADREZ
- JUSTIFICATIVA:
Considerando que:
· O xadrez é cultura, uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiências que constituem patrimônio cultural da humanidade;
· Tem uma base matemática considerada instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado;
· Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc... capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
· Estimula a auto – estima, a competição saudável e o trabalho em equipe;
· Pode ser utilizado como elemento estruturador do tempo livre do indivíduo;
· Proporciona prazer em seu estudo e prática;
· Pode ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para aquisição de valores morais;
· Devido ás suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.
- OBJETIVOS:
2.1 GERAL
Oportunizar e incentivar a prática do xadrez na escola visando favorecer o pensamento lógico, o poder de concentração e o espírito de responsabilidade com o propósito de aprimorar a cultura do aluno.
2.2 ESPECÍFICOS
· Desenvolver a atenção, a concentração, o julgamento, a imaginação, a antecipação, a memória, a vontade de vencer, a paciência, a coragem e o espírito de decisão;
· Oferecer possibilidades para o desenvolvimento da lógica matemática, do raciocínio analítico e sintético;
· Desenvolver a organização metódica do estudo, a inteligência e a criatividade;
· Demonstrar a importância do xadrez pedagógico e competitivo na escola em todos os níveis de ensino.
- DESENVOVIMENTO:
O projeto de xadrez será desenvolvido no laboratório de informática com aulas teóricas e práticas, na qual o aluno iniciará os estudos com as regras e noções elementares do jogo.
O professor responsável indicará links e sites para pesquisa sobre as peças e suas movimentações. Gradativamente os alunos irão se interando dos aspectos mais sutis do jogo para aperfeiçoar e entender melhor as táticas de defesa e ataque.
Após as pesquisas, os alunos usarão o programa do Linux Educacional para jogar o xadrez e também interagir com outros estudantes na rede, podendo então participar de campeonatos online com outras escolas.
- AVALIAÇÃO:
Os resulados serão considerados satisfatórios se oferecer ao aluno condições de melhorar o seu desempenho nas demais disciplinas curriculares, servindo portanto como instrumento de suporte pedagógico às demais disciplinas.
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