" As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seu caminho."

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Projeto Xadrez

PROJETO XADREZ

  1. JUSTIFICATIVA:
Considerando que:
·        O xadrez é cultura, uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiências que constituem patrimônio cultural da humanidade;
·        Tem uma base matemática considerada instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado;
·        Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc... capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
·        Estimula a auto – estima, a competição saudável e o trabalho em equipe;
·        Pode ser utilizado como elemento estruturador do tempo livre do indivíduo;
·        Proporciona prazer em seu estudo e prática;
·        Pode ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para aquisição de valores morais;
·        Devido ás suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.

  1. OBJETIVOS:
2.1  GERAL
Oportunizar e incentivar a prática do xadrez na escola visando favorecer o pensamento lógico, o poder de concentração e o espírito de responsabilidade com o propósito de aprimorar a cultura do aluno.

2.2  ESPECÍFICOS
·        Desenvolver a atenção, a concentração, o julgamento, a imaginação, a antecipação, a memória, a vontade de vencer, a paciência, a coragem e o espírito de decisão;
·        Oferecer possibilidades para o desenvolvimento da lógica matemática, do raciocínio analítico e sintético;
·        Desenvolver a organização metódica do estudo, a inteligência e a criatividade;
·        Demonstrar a importância do xadrez pedagógico e competitivo na escola em todos os níveis de ensino.

  1. DESENVOVIMENTO:
O projeto de xadrez será desenvolvido no laboratório de informática com aulas teóricas e práticas, na qual o aluno iniciará os estudos com as regras e noções elementares do jogo.
O professor responsável indicará links e sites para pesquisa sobre as peças e suas movimentações. Gradativamente os alunos irão se interando dos aspectos mais sutis do jogo para aperfeiçoar e entender melhor as táticas de defesa e ataque.
Após as pesquisas, os alunos usarão o programa do Linux Educacional para jogar o xadrez e também interagir com outros estudantes na rede, podendo então participar de campeonatos online com outras escolas.


  1. AVALIAÇÃO:
Os resulados serão considerados satisfatórios se oferecer ao aluno condições de melhorar o seu desempenho nas demais disciplinas curriculares, servindo portanto como instrumento de suporte pedagógico às demais disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário